Domingos Fossari, o pintor das Bromélias de Santa Catarina, é homenageado em blog criado por sua filha Carmem Fossari

20/04/2015 18:39
Fossari

Auto retrato (óleo s/tela)

Domingos Fossari é o pintor responsável pelas belíssimas imagens que ilustram a edição sobre as Bromeliáceas da Flora Ilustrada Catarinense, uma enciclopédia das espécies de plantas encontradas no Estado de Santa Catarina, idealizada e iniciada pelo Botânico, e seu amigo, Padre Raulino Reitz, a partir de suas incontáveis expedições botânicas por todas as regiões e ambientes naturais do Estado nos idos das décadas de 1950 e 1960.

Em homenagem ao artista, a filha, Carmem Fossari, atriz, diretora e dramaturga, criou um blog para mostrar ao mundo sua arte tão conhecida e admirada entre os botânicos de todo o mundo.

Segundo ela, “muitas vezes o pai pintor esperava a madrugada com lupa nas mãos, acompanhando o florescer das bromélias”. A técnica em que foi exímio executor e criador, a de bico de pena, Fossari aprendeu com o suíço Vicente Perlasca. Para aquilatar a beleza plástica da natureza e o trabalho do artista, a coloração foi realizada com a técnica da pintura em aquarela. Vale apreciar individualmente cada gravura!!!

As pinturas originais estão no município de Itajaí, no acervo do Herbário Barbosa Rodrigues, criado por Raulino Reitz e mantenedor da maior e mais representativa coleção de plantas do Estado de Santa Catarina, resultado das expedições realizadas por ele e seus colaboradores em meados do século passado, entre os quais muitos cientistas renomados do Brasil e do mundo.

Hoje o Herbário Barbosa Rodrigues, o mais importante da história de Santa Catarina e um dos pioneiros na pesquisa botânica no Brasil, está ameaçado pela falta de recursos e apoio para a sua manutenção, correndo o risco de ter que fechar as portas e perder o seu precioso acervo botânico, o que significaria um desastre científico, cultural e histórico para o nosso Estado.

Confira aqui o blog e aprecie as belas e precisas imagens criadas pelas mãos minuciosas desse grande artista, Domingos Fossari. Receba também a nossa homenagem.

Veja mais sobre o artista:
– Matéria no Jornal Notícias do Dia sobre o centenário de Domingos Fossari

 Artigo sobre Domingos Fossari, Anais do XIX seminário de Iniciação Científica, UDESC

– Livro: Florianópolis de Ontem, livro com ilustrações da cidade que já não era a mesma

Resenha sobre o artista por Maria Laura Pozzobon Spengler, doutoranda em Educação, UFSC

tillandsia

.