O Herbário FLOR na XIX Semana da Bilologia da UFSC

30/09/2018 09:47

Texto escrito pela bolsista Débora de Andrade

Nada como uma gostosa atividade de campo para aprender, conhecer a nossa biodiversidade e se divertir ao mesmo tempo

Há vários anos os alunos e professores do curso de Biologia da UFSC promovem uma série de atividades integrativas para os alunos e comunidade em geral no mês de setembro, na semana acadêmica do curso. As atividades acadêmicas são suspensas durante o período para que todos possam participar e interagir. São diversas palestras, mesas-redondas, mini-cursos e atividades de campo que trazem a todos os envolvidos o conhecimento visto por outros ângulos, levantam temas atuais que envolvem a vida profissional e proporcionam uma ligação ainda mais forte com a profissão e o pensamento crítico, além de proporcionar integração entre os alunos de diferentes fases e professores de uma forma muito mais descontraída.

Este ano o Herbário FLOR participou da XIX Semana da Biologia UFSC com uma deliciosa atividade envolvendo o conhecimento das famílias botânicas, organizada pela Professora Mayara Caddah, curadora do Herbário, juntamente com os bolsistas Rennan Lopes Chagas, Lara Ferst e Débora de Andrade, alunos de graduação que participam do projeto de extensão do Herbário que tem por objetivo mostrar ao mundo que existem coleções botânicas e que elas são muito importantes em nossas vidas.

A atividade foi realizada em duas etapas. Primeiramente houve um encontro em sala de aula para que os participantes pudessem conhecer e aprender a identificar características das dez maiores famílias de plantas do Brasil. A segunda foi a etapa prática, realizada no Parque Municipal da Lagoa do Peri, onde os alunos coletaram exemplares de plantas que identificavam visualmente como pertencendo a uma dessas dez famílias. A parte lúdica ficou por conta de um jogo envolvendo poemas curtos, lindos e criativos, escritos pela aluna Kauana Beppler de Souza, representando cada uma dessas famílias (leia-os aqui e teste seus conhecimentos botânicos), sendo que uma pontuação foi simbolicamente atribuída a cada família para estimular a procura e identificação dessas plantas.

Atividades em campo são capazes de promover maior envolvimento dos alunos com o assunto e maior aprendizado, assim como para nós do herbário é muito enriquecedor trabalhar botânica em campo, colaborando para maior disseminação desses conhecimentos a quem se interessar.

A turma foi dividida em duplas com a função de encontrar amostras de representantes de cada uma das dez maiores famílias de plantas do Brasil

A professora e Curadora do Herbário FLOR Mayara Caddah analisando as pontuações das duplas