Empréstimos

Uma das atividades mais intensas num herbário é o intercâmbio de amostras. Recebemos exsicatas de outros herbários para serem estudadas pelos nossos usuários assim como enviamos a outros herbários para estudos por alunos de outras instituições.

Os empréstimos podem ser (clique sobre cada tipo de empréstimo para mais detalhes):

  1. Empréstimo Interno, para usuários do Herbário FLOR que necessitarem separar materiais para estudos TEMPORÁRIOS
  2. Empréstimo solicitado a outros herbários, para estudos pelos usuários do Herbário FLOR.
  3. Solicitar empréstimo do FLOR para outros herbários, para estudos por pesquisadores associados a esses herbários

Veja abaixo como proceder em cada tipo de empréstimo:

1.   Empréstimo Interno

a)   Alunos e professores que necessitarem separar materiais para estudos TEMPORÁRIOS deverão solicitar à curadoria que, se aprovar a retirada, estabelecerá um prazo para a devolução. As amostras em empréstimo interno estarão sempre à disposição da curadoria, que poderá-solicitá-las a qualquer momento.

b)   A retirada será acompanhada por funcionários e deverá ser registrada.

c)   As amostras poderão ser retiradas da sala do acervo para análises e estudos rápidos devendo retornar imediatamente no final do dia para evitar danos por umidade ou pragas. Se for indispensável ficar por períodos maiores fora do ambiente controlado, cabe ao usuário do herbário FLOR manter as exsicatas dentro de sacos plásticos e em ambiente climatizado para evitar a contaminação. Nesses casos, antes de retornar à sala do acervo, todo material deverá passar por congelamento caso tenha permanecido fora da sala do acervo por longos períodos.

d) As amostras incluídas no banco de dados pelos alunos e professores serão registradas como empréstimo interno até que sejam definitivamente entregues à Curadoria, montadas e prontas para serem guardadas na coleção.

2.   Pedido de empréstimo pelos pesquisadores do FLOR a outras instituições

O Herbário FLOR intermediará o empréstimo de amostras existentes em outros Herbários do Brasil para serem estudados em nossas dependências pelos alunos e professores em seus projetos vinculados à UFSC.

Pesquisadores externos à UFSC, assim como alunos cujos materiais a solicitar não sejam para seus projetos registrados junto à UFSC (projetos paralelos) poderão solicitar empréstimo, mas nesses casos o pedido deverá ser feito através de um supervisor necessariamente ligado ao Departamento de Botânica da UFSC (professor ou técnico) e cadastrado junto ao Herbário FLOR como pertencente à equipe técnica. Os servidores técnicos do Herbário somente poderão intermediar esses pedidos se forem participantes ativos do projeto em questão.

O Herbário priorizará os pedidos de materiais para os projetos de pesquisa dos alunos e professores junto à UFSC, podendo negar o pedido para pesquisas particulares dependendo da demanda e condições técnicas e financeiras de atendimento do Herbário.

Para solicitar empréstimo de amostras a outros herbários, preencha o formulário. Ele será enviado para avaliação pelo Orientador ou Supervisor que você indicar, que deverá encaminhar ao Herbário FLOR caso aprove o pedido.

 

3.   Empréstimo do FLOR para outras Instituições

a)   Materiais selecionados pelos próprios especialistas visitantes deverão ser mantidos separados sobre as bancadas. O envio dos mesmos ocorrerá somente mediante pedido oficial da Curadoria do Herbário de origem do solicitante.

b)   Empréstimos de material ocorrerão mediante entendimento prévio somente entre instituições congêneres registradas na Rede Brasileira de Herbários ou Index Herbariorum e não entre indivíduos.

c) A devolução deverá ser feita dentro do período estabelecido em cada caso (normalmente dois anos), podendo haver acordo para prorrogação mediante solicitação institucional.

d) É permitida a análise de toda a coleção, mas a disponibilidade de material para envio é decidida pelo Curador.

e) Coleções com representantes específicos ÚNICOS poderão não ser emprestados, considerando o movimento do Herbário para identificação e comparação de plantas de projetos e programas científicos desenvolvidos pela Instituição. Há possibilidade de se enviar a imagem destes.

f)    O holótipo (ou qualquer tipo) somente será encaminhado para empréstimo mediante autorização da curadoria que analisará cada caso. O FLOR providenciará a remessa de imagem digital dos tipos ao herbário interessado.

 

4.   Acesso ao material genético (extração de DNA)

Qualquer pesquisador que deseje extrair DNA de materiais do herbário FLOR deverá pedir autorização prévia ao curador da seção. Sempre que um fragmento for retirado para este fim uma anotação deverá ser incluída na exsicata indicando que um fragmento foi retirado para extração de DNA e deverá conter ainda o nome do pesquisador, sua instituição de origem e a data de retirada do fragmento.