Apresentação

O Herbário FLOR do Departamento de Botânica do Centro de Ciências Biológicas, foi criado na década de 1960 pelos Professores Ranulpho José de Souza Sobrinho, Antônio Bresolin e Roberto Miguel Klein.

Exsicata FLOR

Exsicata: amostra de planta seca pertencente à coleção do Herbário FLOR. Um repositório da biodiversidade brasileira

Conta atualmente com um acervo de 60 mil amostras: 1500 de algas, 7500 de fungos e 51000 de plantas, englobando representantes de 252 famílias de plantas, 118 de fungos e cerca de 80 de algas. O acervo possui também uma coleção de 478 tipos-nomenclaturais. Trata-se de uma importante coleção científica de referência da flora do sul do Brasil e em especial das diferentes formações vegetais do Bioma Mata Atlântica do estado de Santa Catarina.

A coleção está registrada no Index Herbariorum: A Global Directory of Public Herbaria and Associated Staff (http://sweetgum.nybg.org/science/ih/) e na Rede Brasileira de Herbários (http://www.botanica.org.br/rbh-catalogo).

Todo o banco de dados do acervo de plantas e fungos encontra-se informatizado e disponibilizado virtualmente através do INCT/Herbário Virtual da Flora e dos Fungos do Brasil (http://inct.florabrasil.net/), no Global Biodiversity Information Facility (http://www.gbif.org/dataset/121275a3-dcce-44f4-9868-37326e9f64ef) e no portal do Sistema de Informação sobre Biodiversidade Brasileira (SiBBr – http://www.sibbr.gov.br/).

O Herbário encontra-se no momento (em 2016) em acelerado processo de digitalização e disponibilização das imagens de suas amostras secas no Herbário Virtual Reflora (http://reflora.jbrj.gov.br/jabot/herbarioVirtual/ConsultaPublicoHVUC/ConsultaPublicoHVUC.do) hospedado na página do Jardim Botânico do RJ, para consulta pública.

Armários da coleção científica do herbário FLOR

Armários da coleção científica do herbário FLOR, onde ficam guardadas as exsicatas

Exsicatas acondicionadas dentro dos armários

Exsicatas acondicionadas dentro dos armários