Fazer de pedido de empréstimo para outros herbários

Materiais de outros herbários somente serão solicitados pela Curadoria do Herbário FLOR. Todo usuário que precisar estudar amostras de outros Herbários deverá encaminhar o pedido à curadoria através do formulário abaixo. Não é permitido a nenhum usuário solicitar nem trazer materiais para estudo nas dependências do Herbário FLOR sem o nosso conhecimento prévio, sob pena de descadastramento do acesso.

Usuários do herbário poderão trazer em mãos materiais de outros herbários após ciência da curadoria do FLOR e acerto desta com a curadoria do herbário externo (se houver pressa ou imprevisto, pode até ser resolvido por mensagens instantâneas ou telefone, mas jamais sem comunicação prévia). Materiais trazidos em mãos deverão ser imediatamente entregues à curadoria para os procedimentos de descontaminação e registro do empréstimo e, somente depois, entregues novamente ao usuário.

O Herbário FLOR receberá prioritariamente pedidos de materiais relacionados ao projeto de estudo dos alunos junto à UFSC ou projetos em parceria com professores ligados ao herbário.

Dependendo da demanda e da nossa capacidade, poderemos, eventualmente, atender pedidos de materiais para estudos particulares dos alunos, assim como de pessoas não ligadas ao Departamento de Botânica e mesmo não vinculadas à UFSC. Cada caso deverá ser avaliado pela curadoria e poderá ser negado, especialmente se as demandas internas estiverem muito grandes. Em qualquer desses casos o empréstimo deverá ser autorizado pelo orientador (no caso de alunos) ou um professor ou técnico cadastrado junto ao herbário e ligado ao Departamento de Botânica ou ao Curso de Pós-Graduação. O pedido será encaminhado em nome desse professor ou técnico, que assumirá a responsabilidade pelo material e por qualquer ocorrência que envolva o referido empréstimo ou o usuário por ele autorizado, respondendo também pelas atitudes que tal usuário venha a tomar em relação ao Herbário ou ao material. Os técnicos do Herbário somente poderão avalizar pedidos para projetos em que eles estejam diretamente envolvidos.

Avalie carinhosamente a real necessidade de pedir materiais de outros herbários. Pesquise nas bases de dados virtuais e solicite somente o que for indispensável. Os procedimentos de intercâmbio danificam as amostras e custam bastante dinheiro e tempo de trabalho aos herbários. Atualmente os herbários estão se esforçando para disponibilizar virtualmente imagens das amostras, de modo a facilitar a escolha e minimizar a necessidade de manuseio do material físico. Todos os herbários estão procurando reduzir a necessidade de empréstimos e muitos deles estão sem recursos financeiros para os envios. Seja consciente.

  • Todas as solicitações deverão ser analisadas e autorizadas pela curadoria específica, que poderá negar o pedido se julgar procedente;
  • Busque as informações do herbário de origem nos sites Index Herbariorum, Rede Brasileira de Herbários e Species link;
  • Localize os e-mails de contato dos herbários. Se conhecer alguma pessoa de contato que não esteja citada nas bases de dados, acrescente (sem esquecer de mencionar de quem é o e-mail citado). É aconselhável enviar ao menos para dois e-mails diferentes, como o e-mail do herbário e o do curador, e se houver mais (vice curador, técnico…), vale acrescentar, para garantir que o pedido seja recebido (muitos de nossos pedidos sequer são respondidos. Nunca sabemos se as pessoas simplesmente não respondem ou se não receberam);
  • A curadoria gerará as cartas em pdf com a assinatura digital dos curadores e encaminhará aos respectivos herbários através dos e-mails informados por você, com cópia ao aluno solicitante e ao orientador ou professor responsável. Cópias de todos os pedidos serão arquivadas;
  • Após o envio das cartas com cópias a você e ao seu orientador ou responsável, vocês estarão autorizados a contatar diretamente os Herbários para solicitar informações referentes aos envios, mas pedimos que o façam sempre com cópia para a curadoria do FLOR.

FORMULÁRIO DE PEDIDO DE EMPRÉSTIMO A OUTROS HERBÁRIOS

 

O Projeto declarado acima é o seu projeto vinculado à instituição? SimNão
Em caso negativo, cite o nome e e-mail do professor ou técnico que se responsabilizará pelo material e pelas ações envolvendo o mesmo.
Nome do Responsável:
E-mail do Responsável:


Se você localizar outros e-mails de contato associados ao herbário solicitado, como vice curadores, curadores da área específica, técnicos, algum professor associado que você conheça, etc., liste-os no campo "Outras observações", juntamente com os nomes dos respectivos destinatários. Muitas vezes essas informações podem ser decisivas para que você obtenha sucesso na resposta ao seu pedido.

Ou, se preferir, anexe um arquivo em excel ou word com a lista dos materiais a serem solicitados